DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO TRINCA – WALTER
TRINCA – WALTER
Diagnóstico - definição do sentido amplo:
Discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de. Discernir, no fenômeno, aspectos, características e relações que compõem o todo, chamado de conhecimento de fenômeno. Definição sentido restrito:
Termo utilizado para referir-se a possibilidade de conhecimento que vai além do que o senso comum pode dar, baseado em conceitos, noções e teorias científicas.
Diagnóstico psicológico:
A Psicologia tem seu foco na compreensão de qualquer fenômeno humano. Constituem e estão constituídos em teorias das quais decorrem os procedimentos e as técnicas.
Mesmo que na história da psicologia encontramos inúmeras teorias que definem de forma diferente seu objeto de estudo o método a utilizar.
Como são muitas teorias existentes e nem sempre convergentes, a atuação do psicólogo em diagnóstico, assim como nas outras funções privativas da profissão, varia consideravelmente.
a) Modelo médico: Diagnóstico psicológico junto aos médicos, era a prática no início da atuação psicológica.. influenciado pelo modelo médico, era focado nas psicopatologias, com a tentativa de estabelecer diferenças entre desordens orgânicas e desordens funcionais, exógenas, procurando estabelecer relações entre as mesmas e os distúrbios de comportamento. Havia utilização de testes psicológicos, porém, o objetivo deles na prática era fornecer informações aos médicos, para que pudessem ter subsídios as definições psicopatológicas. Nesse sentido, do ponto de vista do psicólogo,
b) Modelo psicométrico: O desenvolvimento dos testes, estabelecendo um campo de atuação exclusivo dos psicólogos, buscando estabelecer uma identidade profissional a essa área. A sua autonomia foi conquistada principalmente nas aplicações em crianças, onde visava determinar as capacidades intelectuais, suas aptidões e dificuldades, assim como a capacidade escolar. Com o tempo o foco passou da identificação de distúrbios para