Tep3
Prof. Evelyn Vigueras
Características e classificação das técnicas projetivas As técnicas, os métodos e testes projetivos oferecem estímulos de estruturação ambígua ou de formas muito definidas mas pouco usuais. Este traço se mantém como característica comum, ainda que o sujeito necessite realizar diferentes tarefas e/ou condutas sejam elas verbais, gráficas, motoras ou lúdicas.
O psicólogo irá observar, a partir dessas respostas, a capacidade do sujeito em dar forma, organização e sentido emocional ao aspecto da realidade que o estímulo projetivo representa.
Características e classificação das técnicas projetivas Cada resposta/comportamento/conduta é uma criação que expressa o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa, dentro de uma situação vincular relativamente ampla que é a situação projetiva e, por uma situação vincular específica que é cada prancha, figura, pergunta, instrução ou história com a qual está ligado em cada momento do processo.
Características e classificação das técnicas projetivas As pranchas ou instruções atuam dentro da situação projetiva, como objetos mediadores das relações vinculares pessoais, que mobilizam e reeditam variados aspectos da vida emocional.
Neste sentido, toda resposta, comportamento/conduta, enfim, toda produção projetiva é produto de uma síntese pessoal.
Características e classificação das técnicas projetivas O conceito de projeção no contexto das técnicas projetivas se originou da Psicanálise.
Entretanto, neste significado psicanalítico a projeção pode ser entendida enquanto um mecanismo de defesa, a qual manifesta-se nas relações sociais cotidianas normais ou patológicas (paranóia);
A projeção que manifesta-se nos métodos e técnicas projetivas pode ser chamada de projeção interpretativa.
Características e classificação das técnicas projetivas A projeção interpretativa possui três aspectos nos testes projetivos, a saber: (1)