Qualidade de vida no trabalho
Santa Barbara d’Oeste foi fundada por Dona Margarida da Graça Martins, em 04 de dezembro de 1818. Santa Bárbara é hoje uma cidade com economia diversificada, fruto do planejamento e da busca da melhor qualidade de vida da população. Neste ambiente de empresas e indústrias, fala-se da Qualidade de Vida no Trabalho, que trata-se das condições do ambiente e do respeito que a empresa oferece ao trabalhador, para que o mesmo possa melhor desenvolver suas funções. Um trabalhador que em seu ambiente organizacional, tenha as melhores condições de saúde, segurança e relacionamento com os colegas de trabalho, certamente apresentará maior desempenho em sua produtividade, e satisfação com as demais atribuições. Pode-se observar a disparidade existente entre um trabalhador que tem as melhores condições de trabalho possíveis, e um que não possua as mesmas condições. Quanto melhor for o ambiente, o reconhecimento e os benefícios oferecidos ao mesmo, mais motivado ele será para realizar suas tarefas diversas, o oposto que ocorrerá em uma situação contrária, em que não haja incentivos e condições básicas de trabalho. A maioria das pessoas necessita trabalhar para poder satisfazer as necessidades básicas da vida, como alimentação, vestimentas, lazer, entre outros. Logo, para que as empresas tenham melhor lucratividade, e menores índices negativos, como absenteísmo, quadros de doenças laborais e afastamentos, é necessário que as mesmas invistam no ambiente de trabalho, para que assim todos possam se empenhar em melhor desenvolver suas atividades e se sintam seguros e motivados.
2. OBJETIVO GERAL: Buscar o conceito de qualidade de vida no trabalho, e seus efeitos na saúde e bem estar do trabalhador.
Investigar de que maneira estes fatores interferem na produtividade da empresa.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ▪ Pesquisar o que já foi escrito sobre o assunto, através de livros, sites especializados e artigos em