QUAL É A PERSPECTIVA ATUAL DA GESTÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REGIÃO DE CURITIBA?
RESUMO
O artigo apresentará um estudo a cerca da administração de pessoas com deficiência e a promoção de igualdade de oportunidades organizacionais, focando especialmente na região de Curitiba. O estudo propõe-se a revisar o “estado da arte” e contribuir ativamente no que tange à gestão de pessoas moderna, e mais especificamente, à gestão de colaboradores portadores de necessidades especiais. A metodologia utilizada será o levantamento (survey), caracterizado a partir da interrogação direta das pessoas cujo comportamento deseja-se conhecer. A pesquisa pode ser considerada de cunho exploratório, devido á pequena quantidade de material publicado sobre o assunto.
PALAVRAS CHAVE: Pessoa com deficiência. Gestão de pessoas. Desigualdade.
Estudante de Administração
Universidade Federal do Paraná
E-mail: e.k.x@hotmail.com
Estudante de Administração
Universidade Federal do Paraná
E-mail: john.lajarin@hotmail.com
Estudante de Administração
Universidade Federal do Paraná
E-mail: mateus_erp@hotmail.com
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais competitivo. Apenas os mais aptos obterão o tão sonhado sucesso, enquanto os menos preparados deverão esforçar-se ao máximo no processo de manutenção da “competitividade”. Num contexto de disputa tão evidente, onde cada colaborador se empenha na busca incessante por estar á frente dos demais, há espaço para os possuidores de “desvantagens competitivas”? Qual é a posição ocupada pelos deficientes nas organizações atuais? Há espaço para a diferença em meio ao ímpeto desmedido de buscar resultados e cumprir metas? O leitor pode imaginar o quão mais difícil é para portadores de deficiência adentrar no mercado de trabalho atual? Qual é a situação vivida atualmente em nosso país?
Existem 27 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Destes, 70% vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza: são 18.900.00