Transporte Público de Curitiba
Bem antes da explosão do pensamento sustentável global, Curitiba já tinha sido planejada visando a redução das emissões de carbono. Curitiba oferece às pessoas um sistema de transportes confortável, rápido, com acessibilidade, e benefícios ao meio ambiente. Assim ela é a capital de referência do transporte público brasileiro, deviso ao seu destaque ela serviu e serve como modelo não só para as cidades do Brasil, mas também para outras várias do Mundo. No trabalho referente se analisará os principais aspectos do transporte público curitibano, descrevendo-o e fazendo recomendações cabíveis para a contínua evolução das alternativas de transporte público da capital do Paraná.
2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE CURITIBA
O Sistema Integrado de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana garante a integração físico-tarifária de 14 municípios da Grande Curitiba. Sua estrutura define a RIT – Rede Integrada de Transporte. Para dar prioridade ao transporte coletivo (BRT), a Rede Integrada de Transporte conta com 81 km de canaletas exclusivas, garantindo a circulação viária do transporte coletivo. As linhas da RIT são caracterizadas por cores e capacidade dos veículos. A Gestão está institucionalizada através da Lei Municipal 12.597/08 regulamentada pelos Decretos 1.356/08, 1.649/09 e 1.884/11. Rede Integrada de Transporte é um sistema de ônibus integrados. Curitiba tem um planejado sistema de transporte, que inclui vias exclusivas para o tráfego de ônibus expressos. Os ônibus são longos, divididos em três seções ligadas por conexões sanfonadas (biarticulados) e param em estações especiais designadas estações tubo, com acesso para deficientes.
A principal característica desse sistema de transporte é permitir ao usuário a utilização de mais de uma linha de ônibus com o pagamento de apenas uma passagem. O processo de integração ocorre a partir de terminais de integração. Assim, o