Qual o conceito de competência
Um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessário para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades.
A gestão de pessoas por competência possibilita a integração dos diversos processos de RH, ou seja, partindo da definição das competências necessárias para a
Materialização das estratégias, elas passam a compor as práticas de RH, orientando os
Processos de avaliação, recrutamento e selecção, treinamento e desenvolvimento,
Plano de carreira, remuneração e benefícios, sucessão, etc.
Os modelos tradicionais de gestão, formulados com base nas características da sociedade industrial, incorporavam uma visão restrita sobre o papel do ser humano nas organizações.
A gestão de pessoas tem sido desafiada a estabelecer uma maior sintonia com as estratégias corporativas. As políticas tradicionalmente adotadas nessa área não respondem mais às necessidades do mundo atual, pois tendem a condicionar os empregados a adotarem uma postura passiva e reativa, contudo todas as organizações estão tentando mudar um pouco o comportamento dos seus funcionários parando de os tratar como um mero objeto produtivo mas passou a demostrar que eles não são objetos mas sim são uma equipa e que se trabalharem juntos estão a contribuir para um bem comum que e maximizar a produtividade. Com esta mudança as organizações passaram a aproveitar mais o potencial inovador e criativo dos seus colaboradores. Diz se gestão por competências porque umas das coisas que esta a mudar também no mundo atual e que em vez de ser a gerência a envolver se diretamente com a formação e o desenvolvimento das equipes, como os colaboradores estavam habituados a que as acções relacionadas com o seu crescimento viessem das organizações, não tendo sequer iniciativa de procurar o seu autodesenvolvimento.
A modernização na forma de gerir pessoas permitirá à organização avaliar o poder de contribuição de todos os seus colaboradores face às adaptações que