Qual a contribuição da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa para os Estados contemporâneos?
Qual a contribuição da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa para os Estados contemporâneos?
Tendo por base a crise sócio-economica-politica pela qual passava a Europa, particularmente a França, é compreensível a precisão urgente de mudanças no ambiente politico do país. Na segunda metade do século XVIII e inicio do século XIX, o Iluminismo se fortalece em todas as camadas sociais, visto que ela enfatiza nas necessidades do povo, que se sentia oprimido e abandonado e sufocado pela Igreja e pela monarquia.
Devido às inúmeras guerras quais à França envolveu se nesse período, a economia caiu drasticamente o que obrigou as altas elevações dos impostos e taxas comerciais tanto na própria França como nas colônias. A burguesia não suportava mais sustentar os luxos e ostentações da nobreza e do clero, que não pagavam impostos de nada. A crise econômica foi o ponto final para essa realidade decadente e o inicio para uma nova fase na historia europeia, enquanto o mercado e os tributos desgostavam a burguesia, a crise agrícola levava a população camponesa a miséria e a fome.
Com o mau governo monárquico e Luis XVI, as ideologias de liberdade, igualdade e fraternidade foram se fortalecendo entre o povo e ganhando força entre os burgos, logo eclodindo na Revolução Francesa.
Nesse mesmo período nos Estados Unidos, as aplicações de leis limitantes de comercio e as novas taxas tributárias impostas pela Inglaterra, fizeram com que a colônia se rebela-se contaria e fosse em busca de sua independência politica e econômica. Assim como na Europa, o Iluminismo também teve sua influencia marcante nessa conquista americana.
Todos que se encontravam em harmonia com os ideais das revoluções buscavam uma nova sociedade não só no contexto político, mas também, no que se refere a própria humanidade.
Nesse novo contexto social, a razão e a ciência, traçam uma nova realidade