Quais as etapas para a construção de uma empresa
Passo 1: conceção da Ideia O primeiro passo para a construção de um negócio é a criação de ideias inovadoras. Nesta fase o investimento do empreendedor não se contabiliza em euros mas sim no tempo investido na conceção das ideias.
Um projeto empresarial tem varias fontes de inspiração, as ideias podem surgir da experiencia profissional ou dos hobbies para a constatação de uma necessidade do mercado.
O realismo deve pautar a conceção da sua ideia. Procurar descrever as possíveis tendências do seu mercado e qual o seu potencial de crescimento, os processos legais necessários ao início da sua atividade, a capacidade do negócio nos primeiros anos, bem como identificar os pontos fracos e fortes da empresa.
Passo 2:Testara ideia/Análise de Mercado Entre os aspetos a considerar nesta fase estão:
A singularidade do produto/serviço;
O perfil do cliente-tipo;
A dimensão do mercado;
A concorrência e quotas de mercado;
As potencialidades de crescimento do negócio. É também o momento em que deverá elaborar o Plano de Marketing descrevendo produtos/serviços, escolhendo políticas de distribuição, preços e formas de promoção.
Passo 3: Rodear-se da equipa certa Esta é do momento em que se vai fazer uma primeira abordagem à constituição da sua equipa procurando estabelecer compromissos firmes com os recursos humanos.
Passo 4: Elaboração do Plano de Negócios Esta é uma das etapas mais complicadas e minuciosas do processo de criação de uma empresa. Na elaboração do Plano de Negócios devem constar dados referentes à Análise de Mercado, Plano de Investimentos, Fontes de Financiamento, Plano de Tesouraria e Rentabilidade do Projeto.
Passo5:conseguir o capital inicial
Deverá começar por escolher a forma jurídica ideal para o caso da sua empresa. A partir daqui poderá dirigir-se a um dos vários Centros de Formalidades de Empresas (CFE) para cumprir as seguintes tarefas:
Pedido do Certificado de Admissibilidade de Firma ou