Desafio 4 Bimestre 1
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS: Teoria da Contabilidade, Responsabilidade Social e meio Ambiente, Ciências Sociais
Tutor EAD: Erleson
Rio Claro, SP
2014
Sumário
Diagnósticos dos impactos da ConstruÇÃO 3
Sustentabilidade Econômica 5
Sustentabilidade Ambiental 6
Sustentabilidade Social 7
Introdução 8
Desenvolvimento 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente. O problema dos resíduos gerado pela construção civil sempre esteve presente em todo o mundo. No entanto no Brasil nas ultima duas décadas tem recebido uma maior atenção devido a grande quantidade que é produzida e o seu destino final.
Grande parte destes resíduos são depositados clandestinamente em terrenos baldios, várzeas e taludes de cursos de agua provocando impactos ao meio ambiente. Alguns desses impactos são plenamente visíveis e provocam comprometimento à paisagem urbana e transtornos ao trânsito de veículos e pedestres.Quando não removidos pelo poder público, acabam sendo chamativos para outros tipos deixo, como poda de árvores, objetos de grande volume como móveis e pneus e eventualmente resíduos domiciliares. O acúmulo destes resíduos possibilita a proliferação de contaminações quando levados pelas águas superficiais, obstruem as canalizações de drenagem. Como a maioria dos municípios não possui áreas destinadas à recepção destes resíduos, estes são, muitas vezes, depositados em áreas de importantes cursos d’água, ocasionando enchentes e grandes prejuízos para a sociedade. (Küster 2007).
A tabela abaixo mostra a o aspecto e o impacto que são provenientes da construção civil, demolição, reformar, reparos e da preparação e escavação solo.
ASPECTO (Causa)
IMPACTO (Efeito)
Papel, papelão, plásticos/PVC, sucatas metálicas, residuos não reciclaveis (papel higienios, guardanapos, etc), EPI´susados
Ocupação de