Amplificador Operacional
Nome: Cecília Nardi de Alencar Clarissa Silva Fonseca
Professor: João Batista
ELE 2B – B1
Foto-controle para relé (Interruptor acionado por luz)
Modo de Funcionamento:
É possível projetar um circuito por meio de amplificadores operacionais, associados à propriedades de alguns elementos como o LDR e o diodo, que seja capaz de acionar um relé através de alterações nas condições de luminosidade. O circuito projetado com amplificador deve funcionar como um detector de passagem por zero, ou seja, quando ocorre pequenas ou grandes variações de polaridade no sinal de entrada, ele deve amplificar o sinal para a tensão desejada, respondendo ao estímulo da entrada. Para isso, é usado um circuito comparador.
O primeiro passo é definir o valor de sinal como referência para o sinal de entrada. Neste projeto, foi escolhido a tensão de referência como zero, sendo que a tensão de saída varia entre -13V e +13V, devido a saturação do amplificador operacional.
Já o sensor LDR funciona como um resistor, que varia de acordo com a luminosidade. Desse modo, ele apresenta valores de resistências diferentes, que se alteram na media que a intensidade da luz que incide sobre ele é reduzida ou aumentada. Com este tipo de sensor, é possível alterar a tensão Vi na entrada não inversora do amplificador, de acordo com as condições de luminosidade do ambiente.
O diodo, por sua vez, é usado para impedir que ocorra a circulação de corrente quando uma tensão negativa é aplicada sobre ele, funcionando, nessa situação, como uma chave aberta. Desse modo, o diodo deve estar sempre polarizado reversamente.
Quando houve uma variação na resistência do LDR, a tensão de entrada no amplificador operacional também deverá variar. No claro deve haver uma entrada resultante na configuração inversora e no escuro haverá uma entrada resultante na configuração não inversora.
De modo a obter um resultado satisfatório, é necessário que os valores dos resistores sejam manipulados por