Quadro de Brinquedos
Vygotsky diz que é brincando, jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor.
Para isso os brinquedos são separados por faixas etárias:
• 0 a 2 anos – Blocos para encaixar e empilhar, chocalhos, trapézios para berços, brinquedos musicais, blocos com ilustrações, brinquedos para desmontar e apertar.
• 2 a 4 anos – brinquedos para empurrar e puxar, bonecas, carinhos, caixa de areia(com objetos para brincar), jogos, quebra-cabeça, fantasias, bolas e jogos com peças grandes para a construção.
• 4 a 6 anos - Mais fantasias, fantoches para teatrinhos, rádios, livros e cadernos para desenhar e colorir, livros de histórias, brinquedos para imitar(utensílios domésticos, salão de beleza, lojinhas,...), peças para criar cenários(fazendas, vilarejos e outros), telefones e relógios.
Levando em consideração que o ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens nas crianças não podemos esquecer a organização do espaço, que então cabe ao educador organizá-lo apartir das necessidades das crianças, como as brincadeiras que irão se desenvolver, os espaços que preferem ficar, o que gostam de fazer, o que lhes chama mais atenção e as faixas etárias das crianças.
Referências Bibliográficas
ABRINQ. Guia do brinquedo e brincar, pag. 26 e 30
FANTACHOLI Fabiane Das Neves. O brincar na educação infantil: jogos e brincadeiras. Um olhar psicopedagogico.
BARBOSA Maria Carmen Silveira/HORN Maria da Graça Souza. Organização do espaço e do Tempo na Escola de Educação Infantil