Relatório de educação infantil
1º dia (03 de setembro de 2012)
A sala de aula na qual realizei o estágio possui uma janela grande com grade, uma porta de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, um quadro branco, uma mesa do professor, dezessete mesas com cadeiras, proporcionais ao tamanho das crianças, dois ventiladores de teto. Brinquedos, jogos e livros são de livre acesso aos alunos. A sala é bastante colorida, com uma decoração bem atraente aos olhos infantis, muitos cartazes enfeites confeccionados pela professora e alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos. Na sala há alfabeto colorido fixado na parede, há também numerais, calendários dos doze meses do ano, e nomes dos alunos aniversariantes do mês.
A professora é formada em pedagogia e tem especialização em psicopedagogia exerce a profissão há dez anos.
Cheguei à sala ás 07:15h da manhã a professora já estava presente esperando seus alunos. Ás 07:30h tocou para a entrada deles, aos poucos eles vão aparecendo, e a professora os cumprimenta com um Bom Dia , colocam suas bolsas no seus respectivos lugares e se apressam para pegar algum brinquedo ou jogo e brincam entre eles. Esse momento que elas têm para a brincadeira é importante na construção da autonomia e da identidade.
“O brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina desejar, relacionando seus desejos a um eu fictício, ao seu papel no jogo e suas regras. Dessa maneira, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico da ação-real e moralidade” (VYGOTSKY, 1988).
Exatamente às 08:00h a regente pediu para eles guardarem os brinquedos nos seus lugares pois ia começar a hora da rotina, a maioria obedeceu , entretanto dois meninos não quiseram seguir esse pedido, fazendo com que a mesma agisse de maneira a não aceitar que isso