Quadro de bicicleta aço carbono
Formado essencialmente por ferro e carbono a liga aço carbono apresenta características que o faz ser o material mais consumido na construção mecânica ficando a utilização de qualquer outro material restrita aos casos que não é possível o emprego do aço carbono. A razão é que o aço carbono, além de ser um material de fácil usinagem, de boa soldabilidade, de fácil obtenção e encontrado em todas as formas de apresentação, é o material metálico de menor preço em relação à sua resistência mecânica. Para mostrar a predominância do aço carbono, basta dizer que a produção desse material corresponde a 90% da soma da produção de todos os outros materiais metálicos. Em uma refinaria de petróleo típica, a percentagem em peso do aço carbono, no total de todos os equipamentos de processo é aproximadamente 95%.
Em uma bicicleta se busca baixo peso, durabilidade e boa relação custo benefício. O quadro de aço carbono é pesado, absorve bem impacto, oxida com facilidade e é barato. As propriedades mecânicas do aço carbono variam em função da quantidade de carbono que constitui a liga conferindo dureza, tenacidade e ductilidade, propriedades essas que devem ser consideradas na construção do quadro de uma bicicleta. Logo temos inúmeros processos envolvidos na construção entre eles temos a fundição a conformação, soldagem e usinagem.
Podendo variar de 0,008% a 2,11% de carbono entre o ferro, quanto mais carbono maior é a dureza e a resistência mecânica, mais difícil de soldar e menor a ductilidade. Quanto à quantidade de carbono, pode ser classificado em baixo carbono (menos de 0,25% de C), médio carbono (entre 0,25% e 0,55% de C) e alto carbono (mais que 0,55% de C).
BAIXO CARBONO: POSSUI BAIXA RESISTÊNCIA E DUREZA E ALTA TENACIDADE E DUCTILIDADE. É USINÁVEL E SOLDÁVEL, ALÉM DE APRESENTAR BAIXO CUSTO DE PRODUÇÃO. GERALMENTE, ESTE TIPO DE AÇO NÃO É TRATADO TERMICAMENTE. APLICAÇÕES: CHAPAS AUTOMOBILÍSTICAS, PERFIS ESTRUTURAIS, PLACAS PARA