Bicicleta - Aro, Quadro e Corrente: Processos de fabricação e tratamentos térmicos.
2. PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DA BICICLETA
Até hoje são encontrados processos de fabricação de bicicletas robotizados ou até mesmo manuais por quem prefere montar a sua própria bicicleta. Detalhados a seguir, as etapas para fabricação da bicicleta, extrusão, laminação a quente, forjamento, soldagem e estampagem, e processos de fabricação de três de seus componentes, sendo eles, aro, quadro e corrente.
2.1 EXTRUSÃO
A extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste em passar materiais plásticos ou metálicos por um orifício para assim dar forma a ele. Neste processo a peça é conformada a partir de tensões de tração e compressão, e pode ser classificado em direto e indireto que varia, respectivamente, em forçar o material a passar pela matriz e deixar o material fixo e deslocar a matriz.
2.2 LAMINAÇÃO A QUENTE
No processo de laminação a quente a temperatura do trabalho se situa acima da temperatura de recristalização do material. O tarugo é reaquecido em fornos e posteriormente é passado por grandes cilindros onde é amassado de modo a perder espessura.
2.3 FORJAMENTO
Operação de conformação mecânica para dar forma aos metais através de martelamento ou esforço de compressão (prensagem), tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.
2.4 TÊMPERA
Tratamento térmico que tem por objetivo eliminar os efeitos dos tratamentos mecânicos e térmicos que o material foi submetido anteriormente. Seu resfriamento é muito rápido, para o que se empregam geralmente meios líquidos, onde as peças são mergulhadas depois do aquecimento. Resultando em peças com aumento de dureza, resistência ao desgaste e à tração.
2.5 REVENIMENTO