Bicicleta
Os materiais mais utilizados atualmente para a fabricação de bicicletas, são o aço, o alumínio e a fibra de carbono. Existem também outros materiais que são usados em menor proporção, como é o caso do titânio.
Comparativamente, a fibra de carbono com respeito ao aço, alumínio e titânio, é o material mais vantajoso, já que possui menos peso, maior rigidez, maior resistência e maior limite à fadiga. A fibra de carbono reúne as melhores condições para ser o material adequado para a construção de bicicletas, no entanto não é usado em larga escala devido seu preço ser muito alto e portanto resultaria em bicicletas muito caras para a maioria dos ciclistas.
Um outro bom material é o titânio. Leva vantagem sobre o aço por ser mais leve, ter maior limite a fadiga e suportar a mesma resistência, ainda que a rigidez seja inferior a do aço.
O aço por sua parte, dentro deste estudo comparativo, supera ao alumínio por ter maior rigidez, maior resistencia e maior limite a fadiga.
E por último, o aluminio, que pesa menos que o aço e o titãnio, mas é menos rígido, menos resistente e menor limite a fadiga de todos os anteriores.
Estudemos as características de cada um destes materiais:
A fibra de carbono é o mais resistente de todos os materiais citados e 1/3 mais rígido que o próprio aço. Outra qualidade importante é que se caracteriza por ser anticorrosivo e o procedimento de construção do quadro enquanto ao sistema de união ou solda dos tubos exige certa precisão, mas nenhuma dificuldade, procedendo o sistema de solda da tecnologia aeroespacial.
Os quadros construídos com a fibra de carbono e a resina que une as fibras recebe o nome de "composites"
Se os quadros construídos a base de fibra de carbono se reforçam com fibra de vidro, aumentam ainda mais a rigidez. Esta conjunção se utiliza para construir também os garfos da bicicleta e a caixa do pedal mediante a fibra "boron"
O titânio poderia configurar-se como um