bicicleta
Trabalho realizado por: Diogo Araújo
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina de Práticas de Atividades Físicas Desportivas (PAFD) foi proprosto à turma um trabalho sobre BTT.
Neste trabalho
2. Breve História
A Bicicleta de Todo-o-Terreno (BTT) surgiu nas zonas montanhosas da Califórnia na década de 1970. Este tipo de bicicleta surgiu da necessidade de obter máquinas suficientemente robustas para superarem os obstáculos impostos pela natureza, principalmente nas enormes descidas das colinas da Califórnia, pelas quais os primeiros “betetistas” se lançavam a grande velocidade. Como as bicicletas de estrada não estavam adequadas a este tipo de aventuras, começaram por adaptar a tradicional bicicleta do carteiro. Foi o princípio de uma indústria que hoje vive muito à custa da alta tecnologia. Pedalar numa BTT de 1000 contos corresponde, do ponto de vista evolutivo, a conduzir um carro de F1.
A nível de competição, o BTT tem duas vertentes principais: o downhill (DH) e o cross-country (XC). No downhill, o objetivo é descer uma encosta o mais rápido possível. Quanto mais dificuldades houver pelo caminho, melhor... pelo menos para quem está a assistir e quiser ver umas valentes quedas. No cross-country é preciso muita resistência física, algum espírito de sacrifício e os tombos também costumam marcar presença. As corridas têm a duração média de 2 horas e estão escalonadas por classes etárias.
O BTT tem regras específicas, que o demarcam das outras atividades velocípedes. Por exemplo: Durante uma prova de XC o atleta não pode receber apoio exterior a não ser o fornecimento de alimentação e assistência médica. Qualquer outra anomalia, como furos, avarias, etc, terão que ser resolvidos exclusivamente pelo atleta. Mas o BTT não é só praticado por atletas federados.
3. Bicicleta
São muitos os que acreditam ter sido o francês Mede de