Quadro das Secreções Gastrintestinais
Alunos – Dante Domiciano Silva/ Dilair Santos Argolo
Turma – 2º Ano de Metalurgia. Turno – Matutino. Disciplina – Biologia.
Professor – Bruno Cova.
Quadro das Secreções Gastrintestinais:
Secreção
Origem
Função
PH ótico
Natureza (Exócrinas/Endocrina)
Salivar
A saliva é um fluido aquoso, transparente, que é secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. É constituída principalmente de enzimas, e minerais.
- Lubrificação dos alimentos (mucinas);
- Facilitar a deglutição;
- Facilitar a fala;
- Manutenção da higiene oral (imunoglobulinas e lisozimas);
- Iniciar a digestão (amilase salivar).
6,0-7,0
Exócrina.
Gástrica
É no interior do estômago que se encontram as glândulas gástricas que produzem o suco gástrico. No estômago, o suco gástrico é envolvido nos alimentos em digestão, através dos movimentos peristálticos, e o bolo alimentar é transformado em quimo. Inicia-se aí a digestão das proteínas, pois esse suco contém muitas enzimas, dentre essas está a pepsina, que é responsável pela digestão das proteínas.
O ácido secretado pelo estomago tem quatro funções principais: (1) facilitar a redução das partículas alimentares a quimo; (2) desnaturar as proteínas e ácidos nucléicos; (3) transformar a forma inativa das enzimas proteolíticas gástricas, denominadas pepsinogênios, em pepsinas (que podem então ativar mais pepsinogênios); (4) destruir as bactérias ingeridas.
1,0-3,5
Exócrina.
Pancreática
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão do sistema digestivo e endócrino de animais vertebrados que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina). Divide-se em cabeça, corpo e cauda.
Aparência
Região
Função
8,0-8,3
Exócrina e Endócrina.
Círculos