Sistema digestório
O tubo digestivo fornece ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes. Para desempenhar esta função, é necessário: o movimento dos alimentos ao longo do tubo digestivo; a secreção de sucos digestivos e a digestão de alimentos; absorção dos produtos digestivos, da água e dos vários eletrólitos; circulação do sangue pelos órgãos gastrintestinais para transportar as substâncias absorvidas; e o controle de todas essas funções pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal.
Características
O tubo digestivo apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A parede do tubo digestivo tem a mesma estrutura da boca ao ânus, sendo formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação, os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: doce, azedo, salgado e amargo.
A presença de alimento na boca, como sua visão e cheiro, estimula as glândulas salivares a secretar saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias.
Secreções Gastrintestinais
As glândulas estão presentes ao longo de todo o tubo digestivo, secretando substâncias químicas que são misturadas aos alimentos para digeri-los. Essas secreções são de 2 tipos: Muco, que protege as paredes do tubo digestivo, e, enzimas e substâncias afins que decompõem as grandes moléculas do alimento em substâncias mais simples.
O muco secretado todos os setores do tubo digestivo. Contém grandes quantidades de mucoproteínas que é resistente a praticamente todas as secreções digestivas. Esse muco