Banco DE dADOS Educação
GT 11 - Política de Educação Superior / Rede UNIVERSITAS/Br
OBEDUC: Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil
MODELO DE FORMULÁRIO PARA O BANCO DE DADOS
Referência Bibliográfica
Conforme ABNT
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Planos de educação são peças para crítica radical das traças. Revista Adusp, n.55, p. 6-16., mar. 2014. Entrevista concedida a Eliane Parmezani
Romualdo Portela de Oliveira
Ano
2014
Categorias
Podem ser assinaladas até 3, se for o caso
(x) Financiamento; (x)Organização institucional; ( )Avaliação; ( )Trabalho Docente; ( x )Acesso e permanência; ( )Produção do conhecimento; ( )Educação do campo.
Palavras-chave
Plano nacional de educação; Mercantilização da educação superior; Democratização do acesso à educação superior
Resumo do artigo/livro/legislação(ementa)
A entrevista com o professor Romualdo Portela de Oliveira apresenta uma análise crítica dos papeis desempenhados pelos planos de educação no Brasil. Com base nisto, alguns pontos foram abordados na entrevista, a saber: a crítica direcionada aos planos de educação, especialmente por não se apresentarem como uma orientação política a longo prazo; a crítica ao atual modelo de educação e expansão do ensino superior, sobretudo por seu forte predomínio privado-mercantil; e a crítica aos atuais modelos de democratização do acesso ao ensino superior que, no geral, não atingem seu objetivo de forma plena, justamente por reproduzirem práticas historicamente excludentes como, por exemplo, a manutenção da educação superior privada e a adoção do vestibular como um suposto critério "meritocrático", ainda que, coexista com a política de reserva de vagas. O entrevistado conclui enfatizando que a grande democratização da educação superior somente será possível pela via da ampliação do número de vagas em instituições públicas.
Acesso
Link para o trabalho http://www.adusp.org.br/files/revistas/56/mat01.pdf Pesquisador