Trabalho EPI
Introdução:
Este trabalho tem a importância de levar o máximo de conhecimento sobre a importância do EPI ao funcionário ou a qualquer tipo de pessoa que possa precisar usar algum equipamento de proteção. Fazendo assim a pessoa ciente dos riscos que corre com o não uso dos equipamentos.
Conceito:
EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso do EPI surgiu legalmente da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, por meio do Decreto Lei Nº 5.452 de 1º de Maio de 1943, em seu artigo 160 foi determinado que em todas as todas asatividades exigidas o empregador forneceria EPI.
Conforme a norma regulamentadora 6 – NR 6 exige que as empresas forneçam aos empregados EPI gratuitamente, adequado á proteção de riscos, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
para atender a situações de emergência.
Obrigações Quanto ao EPI
Conforme a NR 6 cabe ao empregador quanto ao EPI:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
Exigir seu uso;
Fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e
Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada;
Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônicos.
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
Instruir o empregado, através de ordens de serviços,