PBL 2 RH
Olímpica S. A.
Título do Problema: Motivação, o desafio da moderna ARH Data: 20/08/2008
Líder: Andrey Perez RA: 08165086
Porta-voz: Neiva C. Rodrigues RA: 08163669
Redator: Patrícia Dias RA: 08168734
Membro debatedor: Caroline Mendes da Silva RA: 08183204
Membro debatedor: Juliana S. Oliveira RA: 08177669
Membro debatedor: Marc Ishibashi RA: 08170052
1.Questões e Estratégia de Pesquisa:
A empresa Olímpia S.A vem enfrentando algumas dificuldades relacionadas à produtividade, competitividades e rentabilidade, onde os funcionários deixam claro a falta de motivação gerado pelas mudanças internas e externas entre outras. Diante disso, fomos estudar as várias teorias sobre motivação.
2.Conceitos Relevantes:
Não há organização sem pessoas. Toda organização é constituída de pessoas e delas dependem seu sucesso e continuidade. A ARH considera as pessoas como: pessoas dotadas de características próprias de personalidades e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais. E as pessoas como recursos (dotadas de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para tarefa organizacional rompendo a maneira tradicional de tratá-las meramente como meios de produção). Essa maneira retrógrada de visualizar as pessoas provocou fortes ressentimentos e conflitos trabalhistas em conseqüência, sobrevieram problemas de qualidade e de produtividade.
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, depende de fatores internos (características de personalidade) e externos (do ambiente que o envolve das características organizacionais) que influenciam o comportamento humano podendo ser explicado através do ciclo motivacional que se completa com a satisfação, ou frustração. A teoria mais conhecida sobre motivação é a de Maslow que se baseia na chamada hierarquia de necessidades humanas. (Ex.: Fisiológicas, Segurança, Sociais,