Quadro comparativo
INTRODUÇÃO_______________________________________________ p.4
DESENVOLVIMENTO_________________________________________ p.5
POBREZA E DESIGUALDADE TÊM MÚLTIPLAS CAUSAS _________p.5
POBREZA E ABUNDÂNCIA____________________________________p.6
ESTADO DE CARÊNCIA MULTIPLA_____________________________p.7
POBREZA CRESCENTE E INCOMODA___________________________ p7
CONCLUSÃO__________________________________________________p.8
BIBLIOGRAFIA ________________________________________________p.8
* Introdução
O homem sempre procura distinguir e discriminar grupos no interior da sociedade. As evidências históricas mostram que a cultura humana esteve sempre intimamente ligada, desde os seus primórdios, a idéia da distinção e da discriminação entre grupos sociais.
A partir de então, nas sociedades que foram se tornando mas complexas, os membros não tinham igual acesso a algumas vantagens como, por exemplo, o poder de decisão e a liberdade. O patriarcado existente nas mais remotas civilizações, garantindo aos homens o poder sobre a família e seus bens, demonstra que a igualdade é, antes de mais nada, uma utopia, um ideal ainda não vivido pela humanidade.
Da pequena diferenciação social existente nas sociedades tribais, as diversas civilizações passaram por diversos processos que as elevaram a formar os mais diferentes os mais diferentes grupos, que começam a se distinguir por etnia, nacionalidade, religião, profissão e, de forma mais acentuada, por classe social. A caminho das sociedades plurais, foram se formando inúmeros grupos, cada um com a função, um conjunto de direitos, deveres, obrigações e possibilidades de ação social.
O mundo contemporâneo assiste ao resultado desse longo processo histórico de formação de uma civilização complexa e diferenciada, na qual os diversos grupos procuram conquistar direitos ou manter privilégios e as possibilidades de acesso á produção de bens e aos mecanismos de distribuição desses bens na sociedades.
*