Quadro comparativo
Gestalt
Visão do homem: Os críticos falavam que a psicologia Gestalt tratava do problema como se ele não existisse. Os Psicólogos experimentais afirmavam que essa teoria era muito vaga e que seus conceitos não eram bem definidos, mas os Psicólogos da Gestalt contradiziam dizendo que a teoria não era vaga, mas sim incompleta por ser uma teoria ainda nova. Já outros diziam que os trabalhos da teoria Gestalt eram inferiores aos do Behaviorismo.
Motivação: Motivação no ato de aprender é muito importante, portanto, uma função estrutural na aprendizagem é ver a relação entre o espaço do campo psicológico em que está à vontade, e o campo psicológico em que se acham representadas as coisas que satisfaz à vontade.
Personalidade: Como para os psicólogos o ser humano age em um mundo de forças a personalidade é como um centro de campo de força, essas forças são representadas por vetores e o comportamento é o resultado desses vetores, às vezes podem ser positivos e outras vezes negativos.
Objetivo: Essa teoria se baseia no “aqui e agora” e tem como seu principal objetivo fazer com que as pessoas restaurem o seu contato com as pessoas, mundo e consigo. Ela é considerada uma teoria humanista e por isso acredita que qualquer pessoa tem a capacidade em se auto-realizar.
Psicanálise
Visão do homem: Parte do ponto em que o fenômeno humano tem um sentido e que nem sempre está claramente disponível para a pessoa. A Psicanálise trabalha com a base de um homem dividido, que não é apenas consciência ou comportamento, mas um homem que se coloca frente ao sentido das coisas, é um ser dividido que escapa a si mesmo.
Motivação: O comportamento na Psicanálise é determinado pela motivação inconsciente e pelos impulsos instintivos relacionados aos três sistemas da personalidade.
Personalidade: Freud usou três sistemas para referir-se a personalidade; O id, ego e superego. O id é um reservatório de energia psíquica e é onde