QUADRO COMPARATIVO
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
MITRA MOBIM
QUADRO COMPARATIVO DE MICROORGANISMO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, VIAS DE TRANSMISSÃO, SINTOMAS, CONTROLE E PREVENÇÃO NOS ALIMENTOS.
BIANCA MAGALHÃES LIMA
TERESINA
MAIO – 2014
BIANCA MAGALHÃES LIMA
QUADRO COMPARATIVO DE MICROORGANISMO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, VIAS DE TRANSMISSÃO, SINTOMAS, CONTROLE E PREVENÇÃO NOS ALIMENTOS.
Trabalho a ser apresentado à Professora Mitra Mobim da disciplina Microbiologia de alimentos do 3º período, turno manhã do curso de Nutrição.
TERESINA
MAIO – 2014
1) QUADRO COMPARATIVO:
CARACTERÍSTICAS
VIAS DE TRANSMISSÃO
SINTOMAS
CONTROLE
PREVENÇÃO
YERSINIA ENTEROCOLITICA
É um enteropatógeno invasivo de humanos;
Possui o formato de bacilo gram-negativo;
BGN não fermentadores de lactose;
Crescem melhor e são móveis a 25 ºC;
Existem cerca de 50 sorotipos (Ag somáticos);
Sorotipos O3, O5, O8 e O9 patogênicos para o homem.
Transmissão fecal-oral através da água e alimentos contaminados, ou por contato com pessoas ou animais infectados. A Y. enterocolitica tem sido isolada de uma grande variedade de alimentos, mais comumente de produtos a base de carne suína. Devido a sua capacidade de se multiplicar sob condições de refrigeração e microaerofilia, aumenta-se o risco de adquirir a infecção quando carnes armazenadas em embalagens plásticas à vácuo são consumidas mal cozidas. Transmissão hospitalar tem sido relatada, assim como, transmissão transfusional devido a sangue de doadores assintomáticos ou que tiveram gastroenterite leve.
Dor abdominal aguda simulando apendicite (linfoadenite mesentérica e ileíte terminal), febre, diarréia, septicemia, artrite, abscessos, hepatite, osteomielite.
Estes microrganismos são sensíveis a vários antibióticos, mas são