Crescimento econômico e desenvolvimento
Ao longo de sua história, o Brasil vem enriquecendo, elevando a sua produção (PIB) e aumentando o nível de vida de sua população, fazendo dele um país que possa ser considerado em crescimento econômico.
O crescimento econômico, por sua vez, não acarreta necessariamente para que um país seja desenvolvido. Mas no Brasil, esse crescimento vem acompanhado pela melhora na qualidade de vida da população, chamado de desenvolvimento econômico. Pode-se dizer isso, pois a pobreza, o desemprego e outros problemas sociais vêm diminuindo, e as condições de vida da sociedade estão melhorando gradativamente. O Brasil vem conciliando o seu crescimento com a distribuição de renda para que esses melhoramentos possam acontecer.
E MAIS, SE LEVARMOS EM CONTA OS ASPECTOS DAQUILO QUE CONSIDERAMOS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUAL O DIAGNÓSTICO QUE VOCÊ FAZ DO BRASIL E O QUE SUGERE QUE SEJA UMA AÇÃO A SER IMPLANTADA PARA QUE SE POSSA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL? O Brasil é um dos países com mais biodiversidade no mundo. Penso que, o Brasil, vem sim tentando preservar o meio ambiente e conciliar seu crescimento econômico com essas riquezas presentes no país. Mas o crescimento vem sendo muito maior do que as ações tomadas pelo governo, empresas, sociedade em geral. Acho difícil conciliar as duas coisas, sendo que falta conscientização e preocupação com o futuro do planeta, para muitas pessoas, pouco importa.
Ações governamentais, voluntárias, por ONGs, várias coisas já foram propostas, mas pouca mudança refletiu neste contexto. O governo deveria, assim como em muitos países em crescimento e os já desenvolvidos, cobrar, multar, fazer valer regras rígidas para que a população possa se conscientizar e mudar suas ações, fazendo dela uma