Crescimento e Desenvolvimento Econômico
À medida que aumenta a tecnologia e também a produção de bens é possível observar o crescimento econômico. Podendo ser definido pela variação do PIB, este é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período, podendo ser muito diferente entre locais. É um conceito quantitativo, pois à medida que aumenta, por exemplo, a existência de mão de obra há um crescimento maior, existindo maior produção.
O desenvolvimento econômico engloba a situação social: qualidade de vida presente em determinada região; saúde, bem-estar, desemprego, higiene, renda, ou seja, ele possui características qualitativas, se diferenciando do crescimento econômico neste aspecto. É possível observar que:
O desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. É o aumento sustentado dos padrões de vida possibilitado pelo aumento da produtividade de determinadas atividades e/ou pela transferência da mão-de-obra dessas para outras atividades com maior valor adicionado per capita envolvendo maior conhecimento (BRESSER-PEREIRA, 2006, p. 9).
Cada um é importante, pois irá exibir índices necessários para saber a situação que se encontra determinado local; se há crescimento, analisando o PIB, ou se há qualidade de vida, neste caso, sendo possível pelo IDH.
Torna-se possível a compreensão de que uma região pode crescer sem se desenvolver economicamente. Para exemplificar tal situação irei utilizar a cidade onde moro, o município de Barroso, localizado próximo às cidades de Barbacena e São João del-Rei, encontra-se em uma fase de crescimento econômico, pelo fato de estar ocorrendo a expansão da empresa Holcim, onde há produção de cimento, só que no fim os ganhos financeiros ficam limitados exclusivamente àquele setor da economia. Atualmente existem mais de 3000 trabalhadores vindos de outros