quadro comparativo variacao linguistica
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Variações lingüísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando e utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas. “A lingüística é o estudo científico da linguagem humana’’. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante.
DIATÓPICA OU GEOGRÁFICA
DIASTRÁTICA OU SOCIAL
DIAFÁSICA
Esta ligada a uma diversidade lingüística regional ou geográfica, apresentadas por pessoas de diferentes regiões que falam a mesma língua.
Exemplo: O mesmo legume é conhecido nas diferentes regiões do Brasil como; mandioca, macaxeira ou aipim.
Em algumas regiões é comum trocar o “você” por “tu”, e ainda acrescentar “S” no final das palavras,” tu vais”, “tu queres”, “tu fostes.”
EX: Abóbora ( RIO) Gerimum ( Nordeste )
Refere-se às formas da língua empregadas pelas diferentes classes ou grupos sociais.
Exemplo: Em certos países onde existe uma hierarquia social muito clara, o socioleto da pessoa define a qual classe social ela pertence(os advogados, os surfistas, os religiosos, os bandidos, etc).
EX: Problema e pobrema
É a variação que ocorre em situações de fala. A mesma pessoa muda a sua maneira de falar dependendo do ambiente (formal ou informal).
Exemplo: Namorar, paquerar, ficar.
Garota de programa, mulher devida fácil, prostituta.
Ficar ajuntado ou amancebado ou amigado.
QUADRO COMPARATIVO
FUNÇOES DA LINGUAGEM
A linguagem possui diferentes funções, nos a usamos de acordo com vários objetivos: dar uma informação, expressar nossa emoção, convencer alguém sobre algo, ou seja, são recursos usados para que haja uma comunicação eficiente. Assim podemos apresentar o emissor- que emite, codifica a mensagem; receptor- que recebe, decodifica a mensagem; canal- meio pelo qual circula a mensagem; código- conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem;