Quadrinhos
Devido às peculiaridades de cada fator há muita confusão ao tentar se descrever que itens devem compor cada um dos 4 quadrantes de uma matriz SWOT ou FOFA. Geralmente as pessoas confundem oportunidades com pontos fortes e ameaças com pontos fracos. A melhor forma de se entender o que entra em cada item é se fazer a pergunta: a empresa tem controle sobre o fator? Se a resposta for sim é um ponto forte (ou força) ou um ponto fraco (ou fraqueza). Se a empresa não tiver controle será uma Ameaça ou oportunidade).
Dessa forma, um salário bom e funcionários bem treinados podem ser considerados pontos fortes, já que dependem única e exclusivamente da empresa. Produtos de baixa qualidade são fraquezas, já, que da mesma forma só depende da empresa. Já o aumento da cotação do dólar para um importador deve ser considerado uma ameaça, já que o câmbio ou a política econômica não depende da empresa. Trata-se de um fator externo. Da mesma forma esse aumento poderá ser considerado uma oportunidade para um exportador.
Geralmente se colocam todos os itens em uma matriz 2x2. Um exemplo pode ser visto abaixo.
Na prática, uma vez elencados os pontos forte, fracos, ameaças e oportunidades se parte para a análise da seguinte forma:
Como posso manter meus pontos fortes?
Como posso melhorar meus pontos fracos?
Como posso evitar ou me proteger das ameaças?
Como aproveitar as oportunidades a meu favor?
Veja a seguir alguns exemplos de fatores cabíveis em cada quadrante da matriz.
Podemos perceber que os mesmos fatores que são oportunidades (o clima, por exemplo) podem ser ameaças. Um tempo chuvoso pode ser oportunidade para um fabricante de guarda-chuvas e ameaça para um parque de diversões.
Um detalhe que