Quadrinhos
De acordo com Guimarães, a HQ2 é uma forma de expressão artística em que há o predomínio estímulo visual, ou seja, engloba formas de expressão em que o espectador para apreciá-las utiliza principalmente o sentido da visão. (GUIMARÃES, p.6)
Segundo Mendonça, a HQ é caracterizada como um gênero icônico ou icônico verbal Narrativo cuja progressão temporal se organiza quadro a quadro, apresentando como elementos típicos: desenhos, quadros e balões e/ou legendas, onde é inserido o texto verbal. (MENDONÇA, 2005, p.199-200)
O sistema narrativo das HQs é composto por dois códigos que atuam em constante Interação: o visual e o verbal. Também, utiliza elementos comunicacionais específicos que identificam a linguagem, são eles:
Requadro: É o elemento determinativo das margens de uma vinheta. Pode ser composto por uma moldura, uma linha demarcatória ou uma borda. Tem como principal função distinguir os diferentes momentos da ação representados na história em quadrinhos, logo, também agrega a representação do tempo.
Desenho ou Vinheta: Pode representar o ambiente, ações e personagens. De modo que estas representações gerem imagens eficazes para o entendimento da mensagem. Cada vinheta é constituída da relação dos elementos visuais com os elementos verbais
.
Linhas cinéticas: Constitui o elemento comunicativo que ajuda no reconhecimento visual dos objetos representados. As linhas podem representar elas mesmas um objeto ou o contorno do objeto, podem criar um relevo ou superfície, da idéia de luminosidade, além de representar ações concretas e movimentos.
Balão:
O balão vai indicar a verbalização dos personagens. Ele possui variadas formas, cada uma com significações distintas:
• O rabicho aponta para o personagem que está falando;
• Quando o rabicho é representado por bolinhas, indica que o