Quadrinhos
O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2004, oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
Fiz a escolha deste programa porque acredito ser um incentivo aos jovens estudantes de baixa renda não desistir do ensino superior por conta das dificuldades financeiras, um grande passo para inclusão social. Antigamente entrar em universidade era somente para quem tinha uma boa condição financeira os custo de estudar em uma faculdade privada era muito alto uma pessoa assalariada jamais teria condição para fazer um curso superior, com esse programa do governo abriu portas para muitas pessoas de baixa renda estudar realizar o sonho de ter um diploma em um curso superior e uma profissão que possa lhe proporcionar melhor condição de vida a suas famílias.
Analisando e pesquisando ao programa percebi que houve um interesse em se corrigir a inversão de valores que se deu na educação brasileira, pois os estudantes que possuem condições de sobra para arcar com seus estudos e teve a possibilidade de estudar em boas escolas particulares e obtiveram uma ensino de qualidade conseguiram ingressar nas melhores universidades do país, e estas universidades todas do poder público, universidades federais públicas que teoricamente deveria receber alunos cujo a renda não pudesse arcar com universidades pagas, ironia não, hoje as universidades particulares são a alternativa de alunos de baixa renda