O gerente do Futuro
Para acompanhar as constantes mudanças no ambiente das organizações contemporâneas e com o avanço da tecnologia, os futuros gerentes devem se adaptar a novas características e competências e acima de tudo se tornar uma pessoa flexível para saber lhe dar com os incidentes que possa ocorrer. Os gerentes bem sucedidos do futuro deverão estar dispostos a servir e participar integralmente dos objetivos ao invés de serem os chefes autoritários que eram no passado.
O novo gerente do século XXI deverá ter a capacidade de desenvolver habilidades para desenvolver sua competência. Entre elas estão: habilidade estratégicas, habilidades para a tarefa habilidades com pessoas e habilidades de autoconhecimento.
Para um bom desempenho de suas atividades, o gerente deve ter capacidade de organizar e apresentar suas ideias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las, e a partir da comunicação com seus colaboradores e superiores o gerente deverá ser capaz de captar informações relevantes para alcançar os objetivos da organização. Estes gerentes deverão proporcionar o conforto daqueles que estão ao seu lado, compreender a dinâmica do grupo e criar energia, converter aspirações em realidade, assumindo o compromisso com aquilo que estarão fazendo, dessa forma, conseguindo alcançar os objetivos a que se propôs e fazer com que as coisas aconteçam. A gerencia não será tarefa de uma só pessoa, pois o gerente deverá considerar todos aqueles que o rodeiam, deverá acima de tudo promover a colaboração de sua equipe.
“Um grande líder não se sente acima ou abaixo de seus liderados, ele se sente ao lado deles..."