Competindo pelo futuro
Trabalho Gestão de Pessoas
Resenha Crítica
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Atividade 3
Realização: Individual
Data para entrega: 16/09/2013
Máximo de pontos: 4,0
Livro: COMPETINDO PELO FUTURO
Atividade: Ler o Capítulo 3 Aprendendo a Esquecer, e fazer uma resenha critica de, no mínimo 3 páginas.
Deve ser apresentada a ideia principal do capitulo e das subdivisões do capítulo: Estruturas gerenciais, A necessidade de diversidade genética, Ampliação da estrutura gerencial, Para desaprender o passado, A necessidade de reconstruir.
Seguindo com sua opinião critica sobre aquilo que leu.
RESUMO DO CAPITULO 3 – APRENDENDO A ESQUECER
O Capitulo três fala de genética de corporação, que nada mais é do que a forma com que cada Gerente se comporta e trabalha sua área, ou seja todos os líderes de cada grupo tem um conjunto de tendências e experiências passadas que aplicam no seu dia a dia, em suas respectivas áreas.
Essas tendências são bastante abrangentes, dentre elas temos, crenças de cada ser humano, valores, formas de motivas pessoas, equilíbrio correto entre cooperação e competição interna, classificação entre os interesses de acionistas, clientes e funcionários e comportamentos que devem ser estimulados e desestimulados.
ESTRUTURAS GERENCIAIS
São os códigos genéticos das corporações. Elas são parte da essência de uma empresa. São as formas e os processos que a empresa emprega para se organizar e administrar o negócio como um todo diante do mercado, ou seja, os alicerces que sustentam a estrutura gerencial.
As conquistas do passado são passadas de geração para geração da empresa, de forma que outras pessoas sigam o modelo como exemplo, porém isso pode acarretar dois tipos de problemas sérios:
Primeiro: Os colaboradores podem esquecer com o tempo, porque acreditam no que acreditam.
Segundo: Os gerentes podem acreditar que não