curva de abc
DO FATOR CRITICIDADE EM UMA
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE
GUAÇUÍ – ES.
MAGDA VIMERCATI magda.vimercati@hotmail.com FACEC
MARIA DE FÁTIMA ALVES BUENES MENDONÇA fabuenes@yahoo.com.br FACEC
MARIA AUREA DE MIRANDA a_figueiredo@terra.com.br FACEC
LUIZ FLÁVIO VIANNA SILVEIRA viannasilveira@gmail.com FACEC
Resumo:O gerenciamento do estoque de determinada empresa é crucial quando se objetiva o sucesso.
Visando isto, este estudo objetiva determinar, dentro dos itens que compõem o estoque da empresa A
Terapêutica Farmácia de Manipulação, quais demandam mais atenção. No intuito de se alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa documental, onde os dados foram coletados, caracterizando a pesquisa censitária. Nota-se que diversos métodos podem ser aplicados à gestão de estoques, entre eles a curva ABC. Como resultado deste trabalho, percebe-se que uma análise isolada deste aspecto pode tornar a gestão ineficaz, fazendo-se necessário um enfoque complementar, como, o fator criticidade.
Palavras Chave: Gerenciamento - Estoque - Curva ABC - Criticidade - Gestão
1 Introdução
Desde os primitivos modelos de comércio da antiguidade, quando ainda se utilizava o escambo como forma de comprar e vender, até os dias atuais,o objetivo principal de todo comerciante sempre foi e continua sendo obter lucros e se manter na vantagem em relação aos seus concorrentes. Para tanto, ao longo dos séculos, novas formas de se fazer comércio foram surgindo e sendo aprimoradas, bem como surgiram diversos modelos e normas de administrar os empreendimentos (GONDIM, 2009).
E considerando que o comércio se faz a partir da oferta de mercadorias, atualmente a administração eficaz do estoque constitui uma tarefa indispensável quando determinada empresa almeja obter o sucesso, uma vez que este o estoque exige especial atenção quanto à quantidade comprada e armazenada.
Nesse sentido, a técnica denominada “Curva ABC” é vista como