Processos
SAP tem finalidade que consiste em introduzir as ideias cruciais além da operação sem sobrecarregar o computador com detalhes desnecessários. O SAP1 funciona através de instruções que trafegam entre os módulos por meio de barramento. Possui seguintes módulos:
Contador de programa, módulo de entrada e registrador de endereço de memória, registrador de instrução, controlador-sequencializador, acumulador, somador/subtrador, registrador B, registrador de saída e leds.
- Contador de Programa
O programa é armazenado no começo da memória com a primeira instrução, a sua tarefa é enviar à memoria o endereço da instrução seguinte a ser buscada e executada.
- REM
O registrador de endereços na memória (REM) é parte da memória do microprocessador
- Memória RAM
Durante um processamento do microprocessador, a RAM recebe endereços de 4 bits do REM e é executada uma operação de leitura, a instrução de dados armazenada na RAM é colocada no barramento para uso em algum outro componente do microprocessador.
- Registrador de Instruções
O registrador de instruções constitui parte da unidade de controle, busca uma instrução da memória o microprocessador realiza uma operação de leitura da memória. O conteúdo do registrador de instruções é dividido em dois nibbles, uma saída de dois estados que vai diretamente para unidade de controle e a outra é uma saída de três estados que é lida no barramento quando necessário.
- Unidade de Controle
Responsável pela sincronia do microprocessador, que determina como os registradores se comportarão na próxima transição positiva de clock.
- Acumulador
O acumulador (A) é um registrador de memória intermediária que armazena respostas intermediárias durante um processamento no microprocessador, tem duas saídas. Uma é saída de dois estados vai diretamente para ULA e a outra é saída de três estados vai ao barramento.
- Unidade Lógica Aritmética (ULA)
Responsável em realizar operações aritméticas.
- Registrador de Saída