Energia Eólica
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
Curso de Engenharia
Energia eólica e suas características.
Fernando Rodrigues
Davi Guanabara de Aragão
Claudio Costa
João Matheus
Igor Botelho
Jefferson Sousa
Gabriel Bastos de Melo
Fortaleza-CE
Maio, 2013
Introdução.
Desde a sua existência, o homem interage com a natureza, sendo esta interação extremamente interligada com a sobrevivência desta espécie. Porém o homem passou a modificar a natureza a fim de aumentar a longevidade de sua espécie. Desequilíbrios ambientais desde a pré-história já estão sendo relacionados ao ser humano,pois com o desenvolvimento tecnológico, os métodos de caça, a organização em sociedades, a especialização de tarefas, tornou essa espécie muito mais eficientes na modificação da natureza. Um belo foi revelado por arqueólogos, que dataram as dispersões do homo sapiens da áfrica e da extinção de mamíferos de grande porte. Tais dados nos mostram que a passagem do homem veio em conjunto com a morte de tais animais. Portanto, a caça predatória já desequilibrava o meio ambiente.
Após a primeira revolução industrial, passou a existir uma corrida energética, de tal modo que o combustível e a manipulação mais eficiente acarretavam em uma maior produção, lucro e vantagens sobre os concorrentes.
Desde então os meios energéticos passaram a ser o eixo mais importante da sociedade, e passou também a ser uma das áreas mais influentes na política nacional e internacional. Assim vivemos em uma dualidade, em que não podemos nos desfazer da geração energética, mas os impactos ambientais gerados podem desequilibrar permanentemente o meio ambiente, inviabilizando a vida humana.
Com o advento de novas tecnologias, o homem passou a desenvolver meios de geração energética limpa, como a energia eólica.
Para se debater melhor sobre a geração de energia por meio das forças do vento, o