Organização do espaço
Forma e Espaço
O espaço engloba constantemente nosso ser. Através do volume do espaço nos movemos, percebemos formas, ouvimos sons, sentimos brisas, cheiramos as fragrâncias de um jardim em flor. È uma substância material como a madeira ou a pedra. Sua forma visual, suas dimensões e escala, a qualidade de sua luz – todas essas qualidades dependem de nossa percepção dos limites espaciais definidos pelos elementos da forma.
Nosso campo visual normalmente consiste em elementos heterogêneos que diferem em formato, tamanho, cor ou orientação. A fim de compreender melhor a estrutura de um campo visual, tendemos a organizar seus elementos em dois grupos opostos: elementos positivos e negativos dentro de seu campo. Em todos os casos, entretanto, devemos entender que as figuras, os elementos positivos que atraem nossa atenção, não poderiam existir sem um fundo contrastante. Figuras e seu fundo portanto são mais do que elementos apostos, juntos, formam uma realidade inseparável, da mesma maneira como os elementos da forma e do espaço, juntos formam a realidade de um ambiente.
FORMA DEFININDO ESPAÇO
Quando situamos uma figura bidimensional em um pedaço de papel, ela influencia o formato do espaço em branco ao seu redor. De uma maneira semelhante, qualquer forma tridimensional naturalmente articula o volume de espaço circundante e gera um campo de influência ou território que reivindica como próprio.
ELEMENTOS DO DESIGN
ESPAÇO
Os designers se expressam por meio da organização de elementos como espaço, forma, linha, textura, luz e cor. Um bom projeto de ambientação de interiores é aquele que apresenta um bom design, ou seja, que atinge um resultado harmônico e criativo ao organizar diferentes formas, linhas, texturas, luzes e cores, na busca de um espaço habitável, ou seja, o espaço que existe entre as paredes, o teto e o piso. O espaço é um dos elementos essenciais da arquitetura de interiores, é o ponto de partida da criação, sem