ORGANIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO
O conceito de espaço geográfico foi se modificando ao passar do tempo ao percebemos, pois não é somente um espaço ocupado ou socializado pelo homem. Para Milton Santos o espaço geográfico é uma natureza modificada pelo homem, ou seja o conceito de "espaço geográfico" foi construído ao longo da história por tudo que tem ação humana, que só passa a existir, obviamente, a partir do aparecimento do ser humano.
Uma nova concepção epistemológica para geografia que passa a encarar o espaço como fenômeno materializado. Ou, nas palavras de ALVES (1999), o espaço “é produto das relações entre homens e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é fator que interfere nas mesmas relações que o constituíram. O espaço é, então, a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade.
2) Pensando no período pré-histórico da humanidade, qual é a importância do Período Neolítico para o estudo da organização do espaço? Quais mudanças ocorreram na organização do espaço com o desenvolvimento das técnicas e da vida em sociedade?
A importância do período Neolitico para o estudo da organização do espaço, foi que através dele houve um grande avanço social, econômico e político. Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagem de agir em grupo do que individualmente. As estruturas sócio-políticas são mais sólidas, ou seja, determinados grupos ocupam certas regiões sob a influência de um líder, geralmente o mais velho, o mais esperto ou o que tivesse mais força física.
Neste periodo o homem passou a produzir o seu proprio alimento, com isso, não havia mais a necessidade de procurar, criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.
São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos