Qu Mica Experimental
Relatórios:
5 – Temperatura de fusão de uma substância
Gráfico de temperatura x tempo
Os patamares do gráfico são os locais onde ocorrem a mudança de fase.
Impurezas
- Cada 1% de impureza diminui o ponto de fusão em aproximadamente 1°C e fazem com que a temperatura durante a mudança de fase varie.
Exemplo: Se um composto A possui um ponto de fusão de 86°C, mas no experimento observa-se que ele começa a fundir a 79°C e fica totalmente líquido a 83°C, dizemos que o composto A tem um intervalo de fusão de 79-83°C e para calcular a impureza basta:
Impureza(%) = Valor teórico-Valor experimental
No qual, valor teórico é o ponto de fusão sem ser experimentalmente e o valor experimental, é o valor em que ele começa a fundir. No exemplo acima, seria 86-79=7, sendo 7% de impurezas.
Distinguindo dois produtos de mesmo ponto de fusão
Para realizar essa diferença, pega-se um outro composto, só que este é conhecido. Mistura os dois produtos, sendo que em um deles(se for ácido com ácido) não acontece nada(continua fundindo na temperatura dada)e em outro, o ponto de fusão diminui, possibilitando que saibamos qual é qual.
6 – Influência da temperatura na velocidade das reações
Influência na velocidade
Temperatura
Se aquecermos a solução, estaremos fornecendo energia para as partículas que a constituem. Esse aumento de energia das partículas, irá provocar um aumento na sua velocidade. Com velocidade maior, o tempo que as moléculas reagentes levarão para se encontrar e reagir diminuirá. Aumentando, dessa forma, a velocidade das reações.
Superfície de contato
Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reação.
Pressão
Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e dessa força, aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colisões e portanto, aumentando a velocidade da reação.
Concentração
Se aumenta