Relat rio 03 Qu mica Experimental
DOURADOS – MS
Agosto de 2014
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Curso de Engenharia Ambiental
Acadêmicos:
Camila Alves de França
Franck Centurião Fleitas
Gabriel Alves da Silva
Michael Potter
João Gabriel Borges da Silva
Ronann Nobre Piona
Dourados – MS
1. Introdução
O Teste de chama é um procedimento utilizado na Química no qual a introdução da amostra de um elemento em uma chama possibilita a detecção da presença de íons metálicos, com base no espectro de emissão característico de cada elemento.
O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford baseado na teoria de que o núcleo do átomo é formado por prótons e ao redor do núcleo estão os elétrons utilizando a teoria de Max Planck. Em 1900, Planck já havia admitido a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas em pacotes. A cada pacote de energia foi dado o nome de quantum. Surgiram assim, os chamados Postulados de Bohr:
A movimentação de elétrons ao redor do núcleo em órbitas estacionárias não emite nem absorve energia, somente ao saltar de uma órbita para outra a emissão ou obtenção de energia ocorre.
Quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado, no Teste de Chama a energia é fornecida em forma de calor.Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível