Público-alvo. afinal o que é isso?
Público-Alvo. Afinal, o que é isso?
O termo público-alvo, ou target, em inglês, é um dos termos mais utilizados nas áres de publicidade, propaganda e marketing. Para estudar este assunto, vamos começar nossa pesquisa pelo dicionário. RABAÇA e BARBOSA (1987, p. 486) nos fornece a seguinte definição: “Parcela da população a qual é dirigida a mensagem. Segmento do público que se pretende atingir e sensibilizar com uma campanha, um anúncio, uma notícia, etc.”.
Em tempos de competitividade crescente, a identificação correta esta informação é valiosa, pois representa uma otimização dos investimentos em comunicação e demais ações mercadológicas. Roberto Correa, em seu livro “Planejamento de Propaganda” dá ênfase a esse aspecto, nos esclarecendo sobre a importância da segmentação de mercado:
“Considerando a massa humana como uma grande máquina devoradora de produtos e serviços, parece lógico que basta produzir para que o bem seja consumido. Assim se pensava no início da era industrial onde o mercado, ávido por produtos, tinha que adquirir o que lhe era oferecido. Com o aparecimento da concorrência e com o avanço tecnológico, os produtos foram-se assemelhando muito, tornando cada vez mais difícil sua diferenciação. Chegou-se, então, a uma inversão de processos. O mercado é que passou a determinar o que deseja, cabendo ao fabricante produzir o que lhe está sendo solicitado.
Acontece que a massa consumidora não pensa de forma homogênea, apresentando grupos que se diferenciam pelas suas preferências. Chegamos, assim, ao princípio da segmentação.” (CORREA, 1998, p.108).
McKENNA (1992) complementa que “O posicionamento do produto não se baseia exclusivamente em suas características, sejam elas tangíveis ou intangíveis. Baseia-se também na forma de se estabelecer um alvo para o produto. As empresas podem desenvolver posições sólidas para seus produtos concentrando-se em segmentos específicos do mercado”.
Embora haja