Nivelamentos topograficos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DEMERVAL DIAS RAMOS
PLANILHAS DE NIVELAMENTO
SÃO LUIS
2012
Nivelamento Composto
O nivelamento composto é utilizado para obtermos a cota de um ou mais pontos tendo como base a cota de um outro ponto. A mudança do aparelho de lugar determina uma nova visada ré que caracteriza logo um nivelamento composto.
Nessa aula prática nós realizamos a “ida” do nivelamento composto tendo como RN a cota ( altitude) do marco 4 para descobrirmos a cota do marco 2.
Primeiro estacionamos o aparelho em um ponto qualquer onde fosse possível mirar o marco da cota. Depois fizemos a leitura da mira para obtermos a visada ré. Em seguida mudamos a mira de lugar e obtivemos a vante intermediária. Com uma nova mudança da mira, conseguimos a vante de mudança. Agora com uma distância maior tivemos que mudar o aparelho e com a mira no mesmo lugar fizemos a leitura da nova visada ré. Mudamos a mira para o marco que desejamos obter a cota e lemos a vante intermediária.
Com a planilha montada realizamos os cálculos e conseguimos levantar a cota ( altitude) do marco 2, tendo como base a cota do marco 4.
Contranivelamento
Realizamos da mesma forma da aula anterior. Saímos do marco 2 para obtermos a cota do marco 4 que já sabíamos e agora deveremos obter a mesma cota ( valor aproximado) através do contranivelamento.
Colocamos a mira no marco 2 e o aparelho em um ponto no qual pudéssemos observar o ponto 3 para ler a visada ré. Em seguida mudamos a mira de lugar e obtivemos a vante intermediária. Com uma nova mudança da mira, conseguimos a vante de mudança. Agora com uma distância maior tivemos que mudar o aparelho e com a mira no mesmo lugar fizemos a leitura da nova visada ré. Mudamos a mira para o marco 4 e lemos a vante intermediária. Depois de todos os dados colocados na planilha fizemos os cálculos para obter a cota do marco