Resumo sociologia
O que é sociologia?: Reflexões sobre o nascimento e desenvolvimento da área. Disponível em:. Acesso em: 28 de ago. 2012.
KIRSCHNER, Ana Maria. A sociologia diante da globalização: possibilidades e perspectivas da sociologia da empresa. Disponível em:. Acessado em: 28 de ago. 2012.
Os trabalhos abordam aspectos relacionados ao surgimento da sociologia, seus conceitos, dimensionamento ante outras ciências e sua utilização prática dentro das Organizações. Descrevem o nascimento da Sociologia como inspirado em trabalhos filosóficos e na libertação dos pensamentos teocêntricos no século XVI, passando a ponderar sistematicamente e ainda observando que leis e padrões regem o mundo natural. Propõem a Sociologia como forma de entender os contextos que envolvem a sociedade e a estrutura necessária para o convívio de forma coesa. Ana Maria Kirschner destaca o período que compreende a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, quando ocorreram grandes transformações culturais e econômicas, e que culminou também com mudanças nos conceitos e métodos utilizados na Sociologia. Coloca a globalização como fator fundamental capaz de provocar mudanças profundas no meio organizacional e diante disso sugere a Sociologia Empresarial como ferramenta de amplo auxilio aos “atores do sistema”, evidenciando ainda a importância das comunicações entre serviços e níveis hierárquicos. Kirschner descreve a organização como uma forma social autônoma e, portanto, que possui padrões de comportamento distintos. Ela expõe ainda outras possibilidades para a Análise Sociológica das Empresas, tendo cada qual sua característica de acordo com sua respectiva categoria. Define mencionando a empresa como uma “verdadeira instituição social” e ainda observa a relação dos valores sociais agregados aos donos de empresas com suas ações, sugerindo mudança na metodologia