TOPOGRAFIA
Discente: Luis Augusto Cruz Feliciano Turma: S016348
Docente: Rivelle
NBR 13133 (Maio 1994)
Execução de levantamento topográfico
Esta norma fixa as condições exigíveis para execução de levantamento topográfico obtendo algumas informações como: conhecimento geral do terreno destinado a estudos preliminares de projetos, anteprojetos e projetos executivos.
As condições exigíveis para a execução devem compatibilizar medidas, tolerâncias e métodos, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites.
Para a aplicação da norma é necessário consultar alguns documentos como o decreto de nº 89.317 de 20/06/84, as especificações e normas gerais para levantamentos geodésicos e algumas NBR's especificadas na aqui tratada.
Algumas definições tratadas aqui nesta norma:
Alinhamento de via (ou alinhamento predial)- Linha divisória que separa o lote de terreno do logradouro público.
Apoio geodésico altimétrico- Conjunto de referências de nível, que proporciona o controle altimétrico dos levantamentos topográficos.
Apoio geodésico planimétrico- Pontos materializados no terreno que faz o controle de posição em relação à superfície terrestre.
Apoio topográfico- Pontos planimétricos, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico.
Apoio topográfico altimétrico- Pontos materializados no terreno, com altura referida a superfície de nível (cotas), classificando-os como de ordem superior e inferior.
Apoio topográfico planimétrico- Conjunto de pontos com ordenadas cartesianas, obtidas a partir de uma origem no plano topográfico.
Carta (mapa)- Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre. Essa representação leva em consideração a curvatura da terra, pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres.
Croqui- Esboço gráfico sem escala, em breves traços que facilite a identificação de detalhes.
Desenho topográfico