Pão sírio- origem
Pita é o nome ocidental para o pão árabe que tem sua origem na antiguidade. Tradicional em toda a região do Mediterrâneo e Oriente Médio, seu consumo coincide, possivelmente, com a expansão helenística e também árabe, durante a idade média. Feito em finas camadas, e assado em altas temperaturas (370 a 400 graus), a característica marcante deste pão é que as camadas se separam dentro dele, o que o torna o pão ideal para levar pastas e salada. O pão sírio chegou ao Brasil com a imigração sírio-libanesa. Embora a imigração árabe tenha iniciado ainda no final do século XIX, foi a partir da década de 50 que a culinária árabe começou a se estabelecer em São Paulo, e os pratos acompanhados de pão sírio começaram a se tornar tradicionais.
Imigração Sírio-Libanesa
A população da Síria e do Líbano começou a migrar de seus países de origem que passavam por crises econômicas, devido à entrada da França e da Inglaterra nesses países após a I Guerra Mundial. Além disso, o Império Turco-Otomano estava se expandindo e ocupando territórios sírios e libaneses. Eles saíam por conta própria, sem qualquer ajuda do governo.
A chegada deles no Brasil começou por volta de 1880, dedicando-se ao comércio e percorrendo com suas mercadorias as ruas de grandes centros urbanos, porém no início do século XX o fluxo migratório começou a se tornar importante.
Receita pão Sírio
Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
2/3 copo(s) de leite
2/3 copo(s) de água
1 colher(es) (sopa) de óleo de soja
1 colher(es) (sopa) de sal
1 colher(es) (sobremesa) de açúcar
1 unidade(s) de ovo
1 tablete(s) de fermento biológico fresco
Modo de preparo
Peneirar a farinha numa tigela grande.
Fazer um buraco na farinha e desmanchar o tablete de fermento. Juntar o ovo, o açúcar, o sal e o óleo.
Misturar com as mãos, adicionando água e leite até formar uma massa mole.
Amassar até que a massa desgrude das mãos, adicionando mais farinha conforme o