Gastronomia internacional: uma interessante introdução à cultura libanesa através da culinária.
Resumo
A culinária é uma arte e ela foi evoluindo ao longo da história dos povos se tornando parte da cultura de cada um. Este trabalho tem como objetivo o conhecimento da cultura libanesa através da culinária e a trajetória histórica do país. Objetivo específico: apresentar a diversidade da culinária libanesa. A metodologia: pesquisa descritiva.Conclusão: a culinária libanesa é um exemplo de comensalidade e fartura
Palavras-chave: Líbano, culinária, pratos típicos.
Introdução
O Líbano ou República Libanesa tem uma superfície de 10.452 km2. Possui atualmente três milhões e meio de habitantes e quatorze milhões de emigrantes espalhados pelo mundo. O nome Líbano tem sua origem na antiguidade, na língua hebraica, Líbano significa branco, talvez devido às suas montanhas que estão sempre cobertas de neve. Suas principais cidades são Beirute que é a capital, Trípoli, Zahlah, Sidon e Tiro.
Desde as épocas mais longínquas, o Líbano era coberto de florestas, carvalhos, pinheiros e, principalmente, de cedros, isso explica a cobiça dos invasores que vinham buscar a madeira necessária para a construção de seus templos e navios. Segundo a Bíblia, o cedro era uma manifestação viva de grandeza, beleza, força imortalidade e santidade, inclusive a resina dos cedros era utilizada para mumificar os faraós egípcios mortos. Hoje o cedro é um símbolo do Líbano, presente em destaque sobre a bandeira libanesa.
A imigração árabe no Brasil
Atualmente o número de libaneses que vivem no Brasil é o dobro da população do Líbano. No Brasil vivem aproximadamente 70000 milhões de libaneses enquanto no seu país de origem esse número é de aproximadamente 3 milhões e meio.
O início da imigração árabe para o Brasil pode ser fixada antes de 1885 e é dividida em quatro fases distintas:
1ª Fase - período - de 1850 a 1900
A integração do árabe no Brasil processou-se de maneiras