A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diante de toda mudança que vem ocorrendo na natureza, cada vez mais se torna importante uma educação ambiental presente, quer seja nas escolas, indústrias ou, ainda, nas famílias para que sejam formados cidadãos conscientes do seu dever perante o planeta, transformando assim, a vida das presentes e futuras gerações com uma qualidade de vida o mais próximo possível da excelência.
Nesse trabalho será abordado o tema educação ambiental desde a infância passando pelas etapas do crescimento, até a gestão ambiental empresarial capaz de transformar o modo de vida do planeta.
2 DESENVOLVIMENTO
Há muito tempo o homem começou a se preocupar com a saúde do planeta mas, agora a preocupação tornou-se ainda mais necessária pela velocidade crescente da população e com isso o aumento de resíduos, de produção de alimentos e outros bens trazendo um risco ainda maior para que a vida continue a existir na Terra. Somente com uma educação ambiental mais rígida será encontrada a solução ideal para a vida do planeta.
2.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL INICIAL
“Controlar o impulso consumista dos filhos não é uma tarefa fácil, assim como é difícil controlar os gastos com uma criança em casa. São fraldas descartáveis, brinquedos de plástico, televisão ligada por horas, gastos de água, entre outros costumes que podem desperdiçar recursos naturais e gerar grande quantidade de lixo para o meio ambiente. Então, como se tornar consumidores conscientes e passar esse costume aos filhos?”. Revista Crescer – Educação Ambiental começa na Infância.
Com as facilidades do mundo atual torna-se difícil a educação ambiental dentro de casa mas, começando com pequenas atitudes, como diminuir ao máximo desperdícios, fazer separação de lixo, já vai criando nessas crianças alguma responsabilidade com o mundo em que vivem, são hábitos que, uma vez adquiridos, serão levados por toda vida e, quem sabe ampliados, a ponto de tornarem-se adultos com grande preocupação com o meio em que vivem.
2.2 EDUCAÇÃO