fisica
É de conhecimento geral que a educação ambiental pode ser aplicada a diferentes atividades e setores da sociedade. Ainda assim, apesar de haver uma concentração de atividades de educação ambiental no sistema escolar formal, existe uma necessidade clara de estender o seu alcance para outras áreas. Uma dessas áreas é o setor de construção, onde os princípios do desenvolvimento sustentável podem ser aplicados na prática. A experiência obtida tanto do mundo acadêmico quanto do setor industrial mostra que existe um argumento financeiro forte em prol de uma construção civil mais sustentável. Ser sustentável significa não só ajudar a proteger o meio ambiente, mas também ter uma prática de negócios eficiente em relação ao lucro e ao Custo-Benefício da construção. Apesar do grande potencial e das vantagens do conceito de desenvolvimento sustentável aplicado à construção civil, o progresso nesta área tem sido muito lento.
A necessidade de se ter práticas de educação ambiental , conscientização e treinamento voltados para uma construção civil mais sustentável, gerou o Projeto Smart-LIFE, uma iniciativa européia cujo objetivo é não só fazer um levantamento das ações já existentes e das necessidades do setor, mas também de conscientizar estudantes europeus da importância de construções sustentáveis.
Neste sentido as experiências do Programa Smart-LIFE e tem sua razão de ser: a necessidade de desenvolver abordagens e métodos que possam contribuir na prática para a implementação de construções sustentáveis. Além disso, o artigo descreve a estrutura do programa e os métodos a serem desenvolvidos a partir do mesmo, que defende a introdução de uma dimensão sustentável para os projetos de construção civil. Por fim, é bom considerar até que ponto as construções sustentáveis podem ter um papel relevante na formação de comunidades sustentáveis.
1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO BASE PARA A REVERSÃO
DO QUADRO ATUAL
Os problemas ambientais se