Pão-de-açucar – desenvolvimento de marcas próprias no brasil”
INTRODUÇÃO...............................................................................................04
DESENVOLVIMENTO....................................................................................05
CONCLUSÃO..................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................12
* INTRODUÇÃO
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas vêm buscando reestruturar suas atuações no mercado por meio de estratégias que levem em conta uma maior interação empresa-mercado, e aperfeiçoar o atendimento das necessidades e dos desejos dos consumidores. Estas estratégias produzem efeitos sobre o que está sendo vendido, sobre o que está sendo comprado e sobre como e em que condições competitiva é realizada a venda.
A competição é constante para as empresas. É mediante o processo de competição que as empresas buscam estabelecer estratégias de crescimento, de conquista, de participação de mercado e de aumento da lucratividade. Pensando em vantagem competitiva, as marcas próprias vieram com o intuito de propiciar uma vantagem sobre as marcas nacionais, concorrendo em aumento de lealdade dos clientes ás lojas, diversidade de produtos e qualidade em excelência. Além disso, o sucesso de uma linha de produtos comercializados com marcas próprias, seja pela sua qualidade, seja pelos preços, traz benefícios á imagem do supermercado e um diferencial a mais no mix de produtos ofertados. Este trabalho é um relato de como os supermercados têm desenvolvido suas estratégias de diferenciação e como as marcas próprias se inserem nesse contexto.
* DESENVOLVIMENTO A reestruturação ocorrida em 1992 apresentou uma mudança radical na política de produtos de marca própria. Houve a criação do cargo de diretor de marcas próprias e importados com a missão de mudar a forma como esses produtos eram gerenciados. Para melhorar a