A experiência do grupo pão de açúcar
Açúcar
(Companhia Brasileira de
Distribuição)
Preparado pelos professores Francisco Gracioso e Eduardo Rienzo Najjar, da ESPMSP.
Este caso foi escrito inteiramente a partir de informações obtidas no meio eletrônico e pesquisa bibliográfica mencionadas ao longo do texto. Não é intenção dos autoes avaliar ou julgar o movimento estratégico da empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e à discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da lei. Direitos Reservados ESPM.
Junho 2000 www.espm.br/centraldecases Central de Cases
DESENVOLVIMENTO DE MARCAS
PRÓPRIAS NO BRASIL a experiência do Grupo Pão de
Açúcar (Companhia Brasileira de
Distribuição)
||nttrraall ddee Casseess 3 Central de Cases 5
Introdução
No Brasil, as marcas próprias (ou housebrands, em inglês) estão ainda em seu início. Mas, nos Estados Unidos e nos países europeus, elas já representam até 50% das vendas a varejo em certas categorias de produtos, como alimentícios, higiene pessoal e limpeza doméstica.
Entre nós, as marcas próprias não se desenvolveram na mesma proporção, devido aos longos anos de inflação galopante, que tornava difícil a manutenção de um diferencial de preço em relação às marcas líderes de mercado. Agora, com a estabilidade da moeda, e a crescente concentração do varejo nas mãos de poucas redes, o crescimento das marcas próprias é inevitável.
Este caso relata a experiência do Grupo Pão de Açúcar, uma das redes pioneiras no lançamento de marcas próprias. O estudo deste caso deve ser feito em duas vertentes principais:
1) Implicações do desenvolvimento das marcas próprias para as marcas nacionais que lideram os mercados de produtos alimentícios, limpeza doméstica, higiene pessoal, etc. Quais as consequências para es¬sas marcas? O que elas poderão fazer para enfrentar o ataque das marcas