Grupo pão de açúcar desenvolvimento de marcas próprias no brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
SILVANA SANTA ROSA
organização, pessoas e mercado
Salinas
2012
Silvana santa rosa
organização, pessoas e mercado
Trabalho apresentado ao Curso graduação em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão de Pessoas I, Fundamentos em Marketing, Diagnóstico Empresarial e Análise Contábil.
Profs. Elizete Zampronio, Fabiano Palhares Galão, Rinaldo Lima e Marcelo Tarifa.
Salinas
2012
INTRODUÇÃO
Conforme Furtado & Neto, desde o início dos anos 1990, o Brasil e o mundo experimentam transformações profundas das relações de trabalho devido à globalização. A maior competitividade do mercado, países e blocos econômicos nos levam como conseqüência, a uma reestruturação produtiva introduzindo novas tecnologias e inovações organizacionais. Como conseqüência desta reestruturação, experimentamos a reengenharia e a terceirização.
Podemos verificar que essa reestruturação está em ampla ascensão. Os profissionais se vêem, cada vez mais, obrigados a se tornarem parte das organizações.
As transformações nas relações trabalhistas nos remetem a empresas com novas e mais enxutas relações hierárquicas, a diminuição do trabalho tradicional fordista, do trabalho em tempo integral e por tempo indeterminado e a segurança no emprego. Vê-se um aumento da exigência da participação, capacitação e envolvimento dos trabalhadores. As empresas procuram reduzir cada vez mais o número de trabalhadores diretos, mesmo que isto signifique perda de sua identidade, de qualidade ou até mesmo de prestígio e confiança perante a opinião pública. O revés da história é que poucos profissionais estão aptos para atendimento das exigências do mercado,